quarta-feira, 17 de julho de 2013

Curiosidade: Você sabe do que o esmalte é feito ?

Olá meninas, tudo bem ?
hoje é dia de "Curiosidade" aqui no blog,  vamos lá !



Vocês sabem do que o esmalte é feito ??


 *O esmalte é feito basicamente pela mistura de solventes orgânicos, plastificante, resina, nitrocelulose, pigmentos e agentes tixotrópicos.

PLASTIFICANTE: tem a função de dar flexibilidade ao produto, tornar o filme menos quebradiço.

RESINA: tem a função de dar aderência e durabilidade.

NITROCELULOSE: é fundamental na composição do esmalte pois é ela a responsável pela formação do filme.

PIGMENTOS: são de dois tipos, orgânicos e inorgânicos. Os pigmentos orgânicos, também chamados de corantes, são minoria e se dissolvem nos solventes. Já os pigmentos inorgânicos não. A grande variedade de cores provém da combinação dos pigmentos inorgânicos.

AGENTES TIXOTRÓPICOS: Os pigmentos inorgânicos são sólidos e pulverizados. Eles ficam suspensos no verniz , parecendo dissolvidos. É o agente tixotrópico o responsável por essa suspensão. Quando há separação de fases no esmalte (líquido por cima da cor, o tal “óleo”) o problema é com o agente tixotrópico.
SOLVENTE: além de fundamental para a mistura dos componentes acima, o solvente proporciona a secagem rápida do esmalte. É a combinação desses solventes que determina o tempo de secagem. Se os solventes que compõem o esmalte não estiverem bem misturados as bolhinhas vão aparecer. Elas se formam quando um dos solventes evapora antes do restante. O solvente é uma substância líquida volátil, ou seja, evapora com facilidade e o ideal para o esmalte é que durante a secagem os solventes evaporem na mesma velocidade. Se isso não acontecer, já sabe… as bolhinhas virão com certeza! Lembrando que a evaporação uniforme dos solventes depende, além da sua mistura correta, da temperatura e ventilação.
É isso meninas, espero que tenham gostado ! Beijos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário